Você já precisou pensar antes de sorrir? De se concentrar para saborear uma refeição? Utilizou alguma estratégia mirabolante em busca de uma boa noite de sono? Já se conteve antes de soltar aquele tão esperado grito de conquista? Teve algum momento importante comprometido devido a dores musculares ou articulares? Problemas tão frequentes, mas por muitas vezes, difíceis ou impossíveis de solução na visão da maioria dos pacientes.
Reabilitação Oral é sem dúvida um dos termos mais utilizados entre os dentistas em suas redes sociais, e merece destaque por sua associação com diversos tratamentos. Banalizado e às vezes mal compreendido, é visto em textos brilhantes e ricos em conteúdo, mas limitados à própria comunidade odontológica devido à sua complexidade.
Muito mais que desgastar dentes e instalar facetas ou reconstruir defeitos, Reabilitação Oral é restituir tudo o que foi perdido, recuperando a auto estima do paciente. Tem como objetivo, modificar algum aspecto comprometido na saúde, devolvendo a dignidade, o bem estar e auto imagem. E, numa abordagem de excelência, deve-se iniciar pela educação e conscientização, envolvendo todos os profissionais necessários, tais como dentistas, médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, todos participando de diagnósticos e planejamentos reabilitadores. É a Reabilitação do sorriso, mas também do bem estar, da saúde, da vida.